Um relatório publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) afirma que essa queda nas exportações para os países da UE foi parcialmente compensada por um aumento de 3,3% nas remessas para destinos fora da UE.
As importações italianas, no entanto, permaneceram relativamente estáveis durante o terceiro mês deste ano, mostrando um aumento de apenas 0,2 pontos percentuais, especificam os especialistas do Istat em sua análise.
Durante o primeiro trimestre de 2025, as exportações cresceram 4,6% em relação aos três meses anteriores, enquanto as importações aumentaram 4,7 pontos percentuais.
Em março do ano passado, as exportações aumentaram 5,8% em termos monetários e 1,9 pontos percentuais em termos de volume. A tendência de aumento no valor das exportações foi mais sustentada nos mercados fora da UE, com um aumento de 8,2 pontos percentuais, enquanto na área da UE o aumento foi de apenas 3,7%.
As importações mostraram uma tendência geral de aumento em valor de 7,6%, com crescimento de 6,8% dentro da comunidade regional e 8,8 pontos percentuais de países fora da UE, acrescenta a fonte.
mem/ort/bm