De acordo com a embaixada cubana no país, Beatriz Johnson, primeira secretária do Comitê Provincial do PCC em Santiago de Cuba, conversou com seus colegas do gigante asiático sobre o trabalho do partido na construção socialista.
Como parte de sua agenda na capital, a líder foi recebida anteriormente por Liu Jianchao, Ministro do Departamento de Ligação Internacional do Comitê Central do PCC.
Ambos renovaram o desejo de expandir ainda mais os laços interpartidários e a troca de experiências no âmbito do 65º aniversário das relações diplomáticas, publicou a embaixada em sua conta na rede social X.
No âmbito desse evento, as visitas de delegações a ambos os países foram particularmente notáveis, o que impulsionou os laços marcados por um alto nível de confiança política mútua e cooperação multissetorial.
De fato, nestes dias, Cuba e China reafirmaram a colaboração estratégica em matéria de informatização e segurança cibernética durante o Fórum de Desenvolvimento e Cooperação em Internet China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
A ministra cubana das Comunicações, Mayra Arevich, participou da reunião e rejeitou o uso de tecnologias de informação e comunicação para campanhas de difamação ou manipulação política.
Ao mesmo tempo, Reynaldo Velázquez, vice-diretor do Ministério de Educação Superior de Cuba, está visitando o gigante asiático com o objetivo de expandir a cooperação nesse setor.
O representante trocou informações com seu colega chinês Wang Guangyan e ambos renovaram a vontade de fortalecer a cooperação em áreas como treinamento de graduação e pós-graduação, pesquisa conjunta e intercâmbio de professores e estudantes, publicou a Embaixada.
Anteriormente, Velázquez compartilhou experiências sobre os desafios éticos e a segurança da educação digital durante a Conferência Mundial de Educação Digital na China e também visitou a South Central University of Nationalities.
O Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, enfatizou na semana passada que a relação bilateral é de natureza especial com um escopo estratégico e reiterou sua gratidão ao gigante asiático por seu apoio ao desenvolvimento socioeconômico da ilha.
Em entrevista exclusiva à Prensa Latina, o chefe diplomático destacou a recente reunião em Moscou entre os principais líderes de Cuba e da China, reiterando o compromisso de avançar na implementação do consenso e das prioridades comuns.
ro/idm/bm