Os participantes do 16º Fórum Econômico Internacional “Rússia-Mundo Islâmico: KazanForum” também discutiram o uso de plataformas digitais, inteligência artificial e a transformação de enfoques para trabalhar com o público.
Os especialistas, que, à margem do Fórum, realizaram a sessão “A mídia do futuro no presente: conteúdo e tecnologias”, explicaram como a inteligência artificial, os dipfakes e os códigos culturais estão mudando o trabalho da mídia.
Aidar Salimgarayev, diretor da Agência Republicana de Imprensa e Comunicação de Massa do Tartaristão “Tatmedia”, fez um discurso de boas-vindas e destacou o papel do Tartaristão como centro de diálogo entre a Rússia e o mundo islâmico no campo da cooperação de mídia.
Ele observou que 2025 marcará o 20º aniversário da adesão da Rússia à Organização de Cooperação Islâmica (OIC) como observador.
Os participantes da sessão deram atenção especial ao impacto da tecnologia no desenvolvimento da mídia.
O presidente da agência de notícias da Malásia “BERNAMA”, Wong Chun Wai, falou sobre a experiência de usar a Inteligência Artificial (IA) na criação de conteúdo de notícias e na visualização de eventos históricos.
“O futuro está aqui: agora todos podem se tornar criadores de conteúdo. A IA está mudando tudo, desde a forma como criamos conteúdo até como o consumimos. Mas isso vem acompanhado de uma enorme responsabilidade”, disse ele.
Por sua vez, Alexandra Burman, chefe da Divisão do Sul da Ásia e do Oriente Médio do Departamento de Cooperação Internacional da TVBrics,
detalhou a experiência da aplicação da inteligência artificial na produção de mídia multilíngue, incluindo tradução automática de voz e legendagem. A IA não é um substituto para o talento humano, mas uma ferramenta para ajudar a expandir os limites do que é possível e construir um cenário de mídia global baseado nos princípios de respeito e confiança, enfatizou Burman.
Os participantes observaram unanimemente que os desafios globais enfrentados pela esfera da mídia, desde a IA até a fragmentação do público, exigem não apenas soluções tecnológicas, mas também novas abordagens de responsabilidade, educação e cooperação internacional.
O KazanForum está sendo realizado na capital do Tartaristão de 13 a 18 de maio. Mais de 10.000 pessoas de mais de 100 países estão participando do evento.
mem/gfa/mb