No dia anterior, a Assembleia Nacional da Nicarágua (Parlamento) aprovou uma lei declarando 15 de maio como o Dia da Juventude, reconhecendo o papel dos jovens como uma força vital nos esforços libertários para defender a paz, a vida, a decência e a soberania nacional.
O regulamento proposto, que foi enviado ao parlamento pelos copresidentes Daniel Ortega e Rosario Murillo para ser aprovado em caráter de urgência, prevê atividades a serem realizadas pelo governo, órgãos estatais e instituições públicas nessa data.
Também solicita aos centros educacionais públicos e privados em todos os níveis, à mídia e aos governos municipais e regionais que realizem atividades em conjunto com as famílias, comunidades e jovens nicaraguenses.
O presidente do parlamento, Gustavo Porras, descreveu o dia como histórico e memorável, ao mesmo tempo em que destacou a força da juventude para continuar erguendo a bandeira azul e branca e continuar construindo caminhos de vitória, paz e prosperidade.
Por sua vez, a Ministra da Juventude, Darling Hernández, enfatizou que a declaração significa mais compromisso para as jovens vanguardas em defesa da Revolução.
mem/ybv/bm