Quarta-feira, Maio 14, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Uruguai a favor do multilateralismo e dos laços Celac-China

Beijing, 13 mai (Prensa Latina) O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, pediu hoje a defesa do multilateralismo e o fortalecimento da Celac como foro de diálogo com a China.

A mensagem foi lida pelo ministro das Relações Exteriores, Mario Lubetkin, na IV Reunião do Fórum Ministerial da China e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que se reuniu hoje na capital chinesa.

Em sua mensagem, o presidente uruguaio destacou que ambas as partes compartilham interesses como desenvolvimento, comércio, paz e equidade.

“Celebramos o caminho que percorremos junto com a China na última década”, disse ele.

Ele disse que o Uruguai e o gigante asiático coincidem em “sua própria visão de apoiar o desenvolvimento autônomo e pacífico de todas as nossas nações, em uma direção compartilhada rumo à paz, ao respeito, à cooperação e à busca de maior equidade e justiça social”.

Orsi nomeou Lubetkin como seu representante pessoal na reunião.

A abertura do fórum foi feita pelo presidente chinês Xi Jinping e por representantes da Troika Celac, composta por Honduras, Colômbia e Uruguai, além de representantes de outros países especialmente convidados.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Gustavo Petro e Gabriel Boric do Brasil, Colômbia e Chile, respectivamente, também participaram.

No início do dia, o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai discursou na sessão plenária do fórum China-Celac.

Disse que seu país promove “a liberalização, o comércio e a facilitação de investimentos”.

Também enfatizou a importância de acelerar a incorporação das economias dos membros da Celac “nas cadeias globais de fornecimento e produção da China e do mundo”.

Disse que, para esse fim, “é essencial” preservar o sistema de comércio multilateral “em particular, a Organização Mundial do Comércio para o estabelecimento de regras previsíveis para as relações internacionais nessa área”.

jha/ool/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa