O comunicado à imprensa afirma que o líder russo Vladimir Putin será acompanhado nas arquibancadas da Praça Vermelha por cerca de trinta chefes de estado e de governo, que chegaram à capital do gigante eurasiano para compartilhar as festividades com a nação que derrotou o fascismo.
A cerimônia começará às 09h55 (horário de Moscou), com a chegada do presidente Vladimir Putin a uma tribuna especial em frente ao Mausoléu de Lênin, de onde ele presidirá o desfile.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que um grande número de convidados estrangeiros chegou a Moscou para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Grande Guerra Patriótica (1941-1945), apesar dos obstáculos criados pelos políticos ocidentais.
O departamento de relações exteriores também indicou que um grande número de representantes da sociedade civil, figuras políticas e públicas, descendentes dos heróis dos países aliados viajaram para a ocasião histórica, assim como centenas de jornalistas de todo o mundo que cobrirão o desfile.
Destacamentos militares de uma dúzia de países estrangeiros, incluindo Azerbaijão, Belarus, China, Egito, Cazaquistão e Vietnã, marcharão ao lado das formações armadas russas na Praça Vermelha.
npg/gfa/bm