Delegações de ambos os países concordaram com os arranjos durante a 20ª reunião da Comissão Conjunta Índia-Irã em Nova Delhi no dia anterior, copresidida pelos Ministros das Relações Exteriores Subrahmanyan Jaishankar e Abbas Araghchi.
Na reunião, os dois lados analisaram as relações bilaterais gerais, incluindo a cooperação em questões comerciais e econômicas, agricultura, saúde, intercâmbios culturais, conectividade e vínculos interpessoais, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Índia.
Também foram discutidos desenvolvimentos regionais e globais de interesse mútuo.
O lado indiano informou a delegação iraniana sobre as ligações transfronteiriças do recente ataque terrorista em Pahalgam, Jammu e Caxemira, de acordo com a fonte diplomática.
Nesse sentido, as duas delegações condenaram o terrorismo em todas as suas formas e manifestações e pediram o fortalecimento da cooperação regional para combater essa ameaça, segundo a nota oficial.
Eles também concordaram em adotar uma abordagem humanitária para questões relacionadas a prisioneiros, pescadores, marinheiros e estudantes, e reafirmaram seu compromisso de aprofundar a cooperação em fóruns multilaterais.
Durante sua visita, o ministro das Relações Exteriores do Irã falou com o presidente Droupadi Murmu e se reuniu com o conselheiro de segurança nacional Ajit Kumar Doval.
Essa foi a primeira visita de Araghchi à Índia desde que assumiu o cargo em agosto de 2024.
A presença do representante de Teerã aqui ocorre em um momento de crise entre a Índia e o Paquistão, em que o Irã se propôs a agir como intermediário para o bem-estar regional e internacional.
De fato, na segunda-feira, ele fez uma visita oficial ao Paquistão para fortalecer as relações bilaterais e trocar informações sobre a situação regional e internacional.
npg/lrd/bm