Sábado, Maio 10, 2025
NOTÍCIA

Índia e Chile concordaram em uma parceria económica abrangente

Nova Délhi, 9 de mai (Prensa Latina) Índia e Chile concordaram com os termos de referência para as negociações do Acordo de Parceria Econômica Abrangente, marcando um progresso significativo em suas relações comerciais bilaterais, disseram autoridades hoje.

O acordo, assinado em Nova Délhi pelo Embaixador Juan Angulo e Vimal Anand, do Ministério do Comércio e Indústria da Índia, busca alavancar o Acordo de Livre Comércio (ALC) existente entre as duas nações.

Também se pretende abranger uma gama mais ampla de setores, como serviços digitais, promoção de investimentos e cooperação, pequenas e médias empresas, minerais críticos, entre outros, para impulsionar a integração econômica e a cooperação, explicou a agência oficial indiana, que participa das negociações.

A primeira rodada de negociações sobre o assunto ocorrerá de 26 a 30 de maio de 2025, em Nova Délhi, disse a fonte.

Ambos os lados esperam fortalecer as relações bilaterais e se envolver em um diálogo frutífero na próxima reunião.

Os laços entre a Índia e o Chile têm se fortalecido constantemente ao longo dos anos, graças à troca de visitas de alto nível, informou o Ministério do Comércio e Indústria.

Em janeiro de 2005, um Acordo-Quadro de Cooperação Econômica foi assinado entre os dois países, seguido por um Acordo de Comércio Preferencial (ALC) em março de 2006, ele lembrou.

Ele explicou que, em setembro de 2016, ambas as nações assinaram um acordo de livre comércio, que foi expandido por meio de três rodadas de negociações entre 2019 e 2021.

Para aprofundar seu compromisso econômico, ambas as partes expressaram sua intenção de negociar um Acordo de Parceria Econômica e Comercial (ETP) para maximizar seu relacionamento comercial, enfatizou a organização.

Ele considerou que este novo acordo impulsionará o emprego e facilitará a promoção do investimento, da cooperação e das exportações, conforme sugerido pelo Grupo de Estudo Conjunto estabelecido no Acordo-Quadro.

Essa visão compartilhada foi reafirmada durante a visita de Estado do presidente chileno Gabriel Boric à Índia, de 1 a 5 de abril, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi, ele observou.

Na ocasião, ambos os dignitários reconheceram que o comércio tem sido um pilar fundamental do relacionamento bilateral e destacaram a importância de fortalecer a estrutura comercial existente para gerar novas oportunidades de crescimento.

Eles também destacaram a assinatura dos termos de referência e o início das negociações para um Acordo de Parceria Econômica Global como aspectos-chave, com o objetivo de estabelecer um mecanismo equilibrado, ambicioso, abrangente e mutuamente benéfico.

npg/lrd / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa