No encontro, o chefe de Estado cubano agradeceu ao prefeito, aos diretores e funcionários da instituição pela qualidade de seus produtos e afirmou que esta marca, de grande qualidade e solidez, é muito conhecida na ilha caribenha.
Como exemplo da durabilidade desses carros, Díaz-Canel explicou que muitos deles ainda estão em operação em Cuba, graças também à engenhosidade dos mecânicos cubanos.
Por ocasião da visita às instalações e do 80º aniversário da vitória soviética na Grande Guerra Patriótica, Sovianin entregou ao líder cubano um cheque de doação de 10 automóveis Moskvich 6 para serviços sociais em Havana.
A fábrica de Moskvich, única do gênero na Rússia, é a mais antiga fábrica desta marca de automóveis. Agora foi totalmente restaurado e modernizado. O dignitário cubano pôde ver e comprovar a qualidade dos táxis que farão parte da frota que em breve operará em Cuba, como parte dos acordos assinados recentemente.
O programa bilateral, em sua primeira fase de execução, inclui o envio de 50 carros para território cubano: 25 veículos elétricos Moskvich 3 e 25 Moskvich 3e.
A este respeito, Sobyanin explicou que um memorando de intenções foi assinado no ano passado para organizar uma joint venture com sede em Havana e, assim, estabelecer uma frota de táxis baseada em carros Moskvich.
“E agora estamos colocando esses planos em prática: estamos criando uma joint venture, em breve acertaremos os detalhes finais das entregas de carros para Cuba e, em poucos meses, planejamos abrir uma frota de táxis.
Nossa joint venture será a maior empresa de táxis de Cuba em termos de volume esperado de transporte de passageiros”, enfatizou o prefeito.
Nesse sentido, ele acrescentou que, a longo prazo, o programa de carros Moskvich poderá atender 2,2 milhões de moradores da capital caribenha, mais de 150.000 turistas russos e inúmeros visitantes de outros países que visitam Cuba a cada ano.
Além do fornecimento de veículos, o Governo da Cidade de Moscou garantirá a criação de infraestrutura de carregamento e o envio de equipamentos para reparos de automóveis, bem como a operação ininterrupta de veículos elétricos.
A fábrica também preparou estações de energia solar autônomas com estações de carregamento e armazenamento de eletricidade para seu projeto.
Sobyanin argumentou que os especialistas cubanos receberão treinamento no centro de treinamento da fábrica de automóveis de Moskvich e poderão então receber assistência técnica remota do fabricante.
Este projeto faz parte do plano de cooperação econômica que Cuba e Rússia estão implementando como parte de sua parceria estratégica.
ro/odf / fav