Sexta-feira, Maio 09, 2025
NOTÍCIA

EUA e Reino Unido finalizam acordo comercial

Washington, 8 de mai (Prensa Latina) Os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram hoje um acordo comercial que pode reduzir o impacto das tarifas do presidente Donald Trump e potencialmente representar uma vitória política para o primeiro-ministro Keir Starmer.

Do Salão Oval, Trump revelou o acordo, dizendo que ambos os países “afirmam que reciprocidade e justiça são princípios essenciais e vitais do comércio internacional”.

Este é o primeiro acordo do segundo mandato do republicano e ocorre em um momento em que o presidente se gaba de que as tarifas são uma moeda de troca.

Os detalhes do acordo ainda estão sendo finalizados, mas serão finalizados nas próximas semanas, disse Trump, observando que ele inclui “bilhões de dólares” em aumento do acesso dos EUA ao mercado britânico para produtos agrícolas nacionais, como carne bovina e etanol.

Por sua vez, a Grã-Bretanha também “reduzirá ou eliminará” barreiras não tarifárias que, segundo o chefe da Mansão Executiva na Avenida Pensilvânia, discriminam produtos americanos.

Além disso, o processamento de importações dos Estados Unidos pela alfândega britânica será simplificado, ele acrescentou.

Trump chamou o acordo de “um ótimo negócio para ambos os países” e afirmou que ele facilita o acesso do outro lado aos produtos nacionais. “Será algo muito especial para o Reino Unido e especial para os Estados Unidos”, enfatizou.

Por telefone, Starmer declarou que a estrutura impulsionará o comércio bilateral, protegerá e criará empregos e abrirá o acesso ao mercado, ao mesmo tempo em que chamou o evento de um “dia histórico” que representa uma “verdadeira homenagem à nossa história de estreita colaboração”.

Trump provocou o anúncio na quarta-feira, escrevendo nas redes sociais que revelaria um “grande acordo comercial” com um “país grande e altamente respeitado”, que ele não identificou na época.

Mas na manhã de quinta-feira, em sua rede social Truth, o presidente postou que “deve ser um dia muito importante e emocionante para os Estados Unidos e o Reino Unido” e também escreveu que “muitos outros acordos virão, e eles estão em estágios sérios de negociação!”

Trump impôs uma tarifa de 10% sobre as importações do Reino Unido, bem como tarifas de 25% sobre automóveis, aço e alumínio, alegando que isso criaria mais empregos nas fábricas do país.

Um dos principais objetivos dos negociadores britânicos tem sido reduzir ou eliminar o imposto de importação dos EUA sobre carros e aço britânicos, informou a mídia local.

A CBS News informou que o governo Starmer alertou que não reduzirá os padrões alimentares do Reino Unido para permitir a entrada de frango americano lavado com cloro ou carne bovina tratada com hormônios.

ro/dfm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa