Sexta-feira, Maio 09, 2025
NOTÍCIA

Taxa de inflação caiu 0,10 ponto em abril passado na Guatemala

Cidade da Guatemala, 8 de mai (Prensa Latina) A taxa de inflação caiu 0,10 ponto em abril passado, de 1,57 em março para 1,47, informou hoje o Diário de CentroAmérica, com base no relatório do Índice de Preços ao Consumidor.

Os preços do frango fresco e da cebola contribuíram para a queda, com queda de 0,02%, assim como a diminuição dos pacotes turísticos e do feijão preto seco, destacou o jornal, com base em estudo do Instituto Nacional de Estatística.

O custo da gasolina, tomates, tortilhas, refrigerantes e limões teve um ligeiro aumento, com o primeiro registrando um aumento de 0,06%, observou o relatório.

Em relação aos combustíveis, ele descartou que ainda reflita a queda internacional do preço do petróleo, cuja média em abril ficou em US$ 63,84 o barril, uma queda de 25% em relação ao mesmo mês de 2024 e uma queda de -6,45% em relação a março passado.

O Conselho Monetário (CM) considerou que a inflação permanece abaixo do limite inferior da meta, entre três e cinco por cento, principalmente devido à dissipação dos choques de oferta doméstica de alimentos e à queda dos derivados de petróleo bruto.

A instituição financeira projeta que chegará a quatro por cento, tanto no atual período anual quanto nos próximos, segundo o artigo do Diario de CentroAmérica.

No entanto, o Conselho de Administração do Banco da Guatemala alertou que políticas comerciais protecionistas podem gerar pressão ascendente.

Dada a incerteza e a tarifa de 10% imposta pelos Estados Unidos aos produtos guatemaltecos, as projeções de crescimento econômico do país caíram de uma estimativa inicial de quatro por cento para uma meta de 3,8 por cento até 2025.

A Guatemala fechou 2024 com inflação de 1,7%, a menor desde 2010, segundo o Índice de Preços ao Consumidor.

Por um lado, organizações indígenas, sociais e estudantis apontam os altos custos das cestas básicas e o fato de sua renda não ser suficiente para sobreviver ao mês, razão pela qual esta parece ser uma reivindicação permanente do governo.

ro/znc/ fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa