O evento, que começou nesta terça-feira, celebra sua primeira sessão presencial com a participação de importantes personalidades da área de pesquisa e acadêmica que se reunirão no Centro de Convenções Plaza América, em Varadero, sede do evento.
Após um evento inicial focado em debates on-line e compartilhamento de experiências, o CIUM 2025 sediará apresentações presenciais e workshops para compartilhar resultados de pesquisas em vários campos do conhecimento.
A reitora da UM, Leyda Final, comentou sobre a importância do CIUM e agradeceu aos colegas de todo o mundo, bem como às universidades e entidades do Ministério do Ensino Superior, pela participação.
Matanzas não é apenas o berço da arte e da cultura, mas também um laboratório vivo para os desafios e oportunidades do século XXI, disse o reitor.
Finalé destacou o papel da província como espaço de inovação e diálogo multidisciplinar e explicou que Varadero foi escolhida como sede do CIUM por ser um cenário ideal para a coexistência entre natureza e sociedade.
Com o tema central “Por uma universidade transformadora, inovadora e responsiva”, o CIUM 2025 acontece até amanhã, 8 de maio, tendo a ciência como guia para um maior desenvolvimento dessas universidades em benefício da sociedade.
rc/ads/ls