Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Ioga com crianças, uma ferramenta para um futuro melhor

Por Heydi Garcell Vallejera

Havana, 4 de maio (Prensa Latina) A ioga é uma grande ferramenta de autoconhecimento que potencializa as aptidões inatas, afirmou a instrutora cubana María Prada, membro da Academia chilena Yoga Kidyy.

Desde essa perspectiva, a especialista pretende inserir sua prática dentro do Projeto de Desenvolvimento Local Arte Zen, com sede nesta capital, dedicado ao estudo das artes marciais.

Em uma entrevista exclusiva à Agência Prensa Latina, Prada falou sobre o trabalho com crianças e o uso de elementos lúdicos, exercícios de respiração e música para ajudar as crianças a desenvolver suas capacidades.

Em sua opinião, o objetivo é inspirar uma sensação de calma e um senso de equilíbrio, ensinando-as a respirar, concentrar-se e relaxar.

Essas ações têm como objetivo desenvolver a resiliência e a força mental necessárias para enfrentar os desafios à medida que crescem, disse ela.

O objetivo, segundo ela, é promover a autoconsciência, a autoconfiança e a conexão consigo mesmo e com os outros, preparando-os para um futuro feliz e saudável. Com isso em mente, Maria Prada propõe formar uma aliança com os mestres do Funakoshi Budocas Dojo, sede do Projeto de Desenvolvimento Local arte Zen, com o objetivo de complementar o trabalho que está sendo feito lá com artes marciais.

Essa iniciativa, projetada pelo Sensei Lesly Muñoz e sua parceira Giselle Machín, que está prestes a comemorar sua primeira década, alcançou um impacto que transcende a comunidade do município da Plaza de la Revolución da capital, onde está localizada.

Ela está aberta a crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual, em qualquer uma de suas manifestações. No caso dos adultos, eles participam da disciplina de Kally Fencing, uma arte marcial de origem filipina que incorpora o uso de armas.

Outro currículo da Academia é a massagem tailandesa, uma técnica que ajuda a aliviar a tensão nervosa e os distúrbios do sono; reduz o estresse e aumenta a vitalidade; relaxa contraturas e alivia o desconforto muscular.

Desde muito cedo, as crianças podem participar desse projeto na modalidade Pré Karatê, onde conhecem os elementos básicos, por meio de jogos, exercícios de preparação física e disciplina, que as preparam para enfrentar o rigor exigido na prática desse esporte.

Muitos dos participantes dessa iniciação continuam seu treinamento posteriormente no Karatê-Do.

Os alunos da Academia Boducas de Funakoshi estão inseridos e têm alcançado excelentes resultados no sistema esportivo de alto rendimento.

mem/hgv/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa