O Tigres, segundo colocado na classificação com 22 vitórias e 14 derrotas, jogará no estádio José Ramón Cepero, onde tentará repetir o sucesso do início do campeonato, quando venceu o Leñadores como visitante em três dos quatro jogos. Desde aquela série inicial, no entanto, a equipe do Tunero tem sido quase imbatível, com um recorde de 19 vitórias e apenas nove derrotas e, embora ainda tenha 12 jogos a disputar, parece improvável que abandone a primeira posição.
Para desbancá-los, os Avileños – donos da equipe de arremessadores mais eficiente do torneio – teriam de vencê-los pelo menos três vezes e depois esperar o que acontecerá nos jogos pendentes do Las Tunas contra o Santiago de Cuba e o Granma, equipes na luta pela última vaga na pós-temporada.
Embora ambas as equipes já tenham garantido seu lugar nos playoffs, a batalha pelo primeiro lugar não é uma formalidade. Terminar em primeiro lugar garante um lugar no pódio final – no mínimo em terceiro, mesmo se perderem nas semifinais – e lhes dá o privilégio de escolher primeiro os dois reforços permitidos para a próxima fase, conforme estipulado pela Comissão Nacional.
O mentor do Tunero, Abeyci Pantoja, disse que descansará gradualmente seus principais jogadores antes da pós-temporada, mas o desempenho coletivo durante o torneio sugere que eles manterão seu ímpeto competitivo até o apito final.
Os Lumberjacks, conhecidos como o “Pesadelo do Leste”, têm credenciais que merecem ser respeitadas: lideram a liga em termos ofensivos (0,312) e defensivos (0,971) e estão em segundo lugar em eficácia de arremesso (4,10), o que os torna uma máquina bem equilibrada.
Hoje, eles enviarão Jesus Ernesto Perez ao montículo, que não brilhou como reliever, mas foi sólido em sua função como titular, permitindo apenas duas corridas em oito entradas.
Os felinos depositarão sua confiança em Luis Alberto Marrero, que tem uma derrota e cedeu cinco rebatidas em apenas 7,2 entradas de trabalho.
mem/blc/mb