Al-Sheikh foi recentemente nomeado vice-presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), um cargo criado como parte das mudanças promovidas pelo presidente Mahmoud Abbas, de 89 anos.
A Wafa observou que, durante uma reunião do Comitê Executivo da OLP na noite passada, Abbas apresentou um relatório sobre os esforços políticos e diplomáticos feitos pela liderança palestina para deter a agressão israelense contra os territórios ocupados, especialmente a Faixa de Gaza.
Ele também explicou as ações para suspender o cerco imposto ao enclave costeiro, que está sob um bloqueio total desde 2 de março, causando uma grave crise humanitária.
O presidente detalhou as medidas práticas tomadas como parte de uma reforma da ANP em vários campos, incluindo segurança e economia. De acordo com a agência de notícias, o Comitê Executivo da OLP alertou contra as tentativas de semear o caos na Faixa e os ataques israelenses ao território, onde mais de 52.000 pessoas teriam sido mortas desde outubro de 2023.
A reunião abordou as incursões do país vizinho na Cisjordânia ocupada e discutiu os planos de deslocamento, confisco de terras e a anexação silenciosa da região.
Eles também discutiram os preparativos para uma conferência internacional sobre a Palestina a ser realizada no próximo mês na sede da ONU em Nova York.
mem/Rob/mb