O chefe de Estado chegou ao aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, primeira parada de sua visita ao país eurasiático, onde foi recebido pelo governador da cidade, Alexander Beglov, e pelo presidente do Comitê de Relações Exteriores, Evgeny Grigoriev, segundo a Prensa Latina. Na chamada capital do norte da Rússia, o presidente se reunirá com autoridades locais e visitará locais de interesse, antes de seguir para Moscou, onde, junto com outros dignitários, participará da cerimônia e do desfile que marcará o 80º aniversário da vitória da então União Soviética sobre a Alemanha nazista em 9 de maio de 1945.
Acompanhando Díaz-Canel na delegação cubana estão os ministros das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e do Comércio Exterior, Oscar Pérez-Oliva, bem como o chefe do Departamento de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Emilio Lozada.
O presidente cubano é um dos mais de dez líderes que confirmaram presença nas comemorações do 80º aniversário da vitória sobre o fascismo e do fim da Grande Guerra Patriótica (1941-1945).
oda/gfa/mb