Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Trens de ondas chegam ao sul do Chile após o terremoto

Santiago, 2 mai (Prensa Latina) O Serviço de Hidrografia e Oceanografia (SHOA) da Marinha informou hoje a hora de chegada da ondulação no sul do Chile, após um terremoto de magnitude 7,5 na região de Magallanes.

A primeira a ser afetada pelo tsunami é a Base Prat, na Antártica, onde os efeitos do fenômeno já estão sendo sentidos e, posteriormente, se espalharão pela área.

As ondas fortes chegarão à Base O’Higgins a partir das 11:00, horário local, e depois chegarão a Meteoro Cove e Puerto Williams.

Na cidade de Punta Arenas, capital da região, e em outros pontos próximos, como Bahía Gregorio, a ondulação do mar ocorrerá nas primeiras horas da manhã de sábado, especificamente à 01:25, informou o SHOA.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) informou que o forte terremoto ocorreu 218 quilômetros ao sul de Puerto Williams, a uma profundidade de 10,1 quilômetros.

A agência solicitou, por meio de suas redes sociais, a evacuação da área de praia do Território Antártico.

Além disso, a Senapred ativou o sistema de alerta SAE, que é enviado por telefones celulares, e pediu ao público que agisse com calma e seguisse as instruções das autoridades.

ro/car/eam/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa