A verificação do conhecimento é coordenada pelo Escritório Regional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a Educação na América Latina e no Caribe e é a iniciativa de avaliação educacional mais abrangente da região.
De acordo com a Agência Cubana de Notícias (ACN), que cita funcionários cubanos do setor, o ERCE também avaliará as habilidades socioemocionais das crianças em idade escolar, o que implica a participação ativa das famílias nas atividades programadas.
A Unesco, em seu relatório de Exercício Regional de 2019, reconheceu o desempenho da ilha caribenha no campo da educação e a garantia de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade que promove oportunidades de aprendizado para todos.
O órgão mundial encomendou o estudo ao seu Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação e espera-se que 19 países participem, com os alunos demonstrando suas habilidades em redação, compreensão de texto, cálculo matemático e conhecimento de ciências naturais.
Antes do ERCE, os sistemas educacionais nacionais destacam a qualidade das aulas, com métodos integrativos e ativos que permitem que os alunos desenvolvam seu próprio conhecimento sob a orientação dos professores.
O treinamento inclui verificações sistemáticas, trabalho metodológico e reuniões com a família, com o objetivo de melhorar o comportamento de professores, alunos e pais para obter melhores resultados acadêmicos, disse a fonte.
oda/lld/bm