Em uma mensagem, Marziota expressou que se sentia honrada com essa distinção e indicou que “gosto de pensar que minha música, minha arte, são um eco dos encontros luminosos que a vida proporciona”, ao mesmo tempo em que destacou o fato de que a música indicada é o tema do documentário Cartas de Calvino, da cineasta cubana Esther Barroso.
O filme, baseado na vida e na obra de Italo Calvino, um importante escritor italiano nascido na ilha, foi apresentado em 23 de novembro na Sala Cinecittá, na capital, como parte do XII Festival Ibero-Americano de Cinema.
Marziota, que atualmente mora em Roma e é reconhecida internacionalmente como uma excelente soprano e musicóloga, compôs e executou a música original para essa produção, na qual ela também interpretou o papel principal. A jovem soprano, nascida em Havana em 1985, filha de mãe cubana e pai italiano, iniciou sua formação clássica aos seis anos de idade nos conservatórios Alejandro García Caturla, Manuel Saumell e Amadeo Roldán, na capital do país antilhano.
Posteriormente, continuou seus estudos na Itália, em instituições de prestígio como o Conservatório Giuseppe Verdi, em Ravenna, o Santa Cecilia, em Roma, e o Giulio Briccaldi, em Terni, e com sua arte está construindo uma ponte cultural entre essa nação europeia e Cuba.
A apresentação das 104 indicações para a edição deste ano da Cubadisco, a mais importante feira internacional da indústria fonográfica cubana, foi realizada em 28 de abril no cabaré Tropicana, em Havana.
A Cubadisco 2025, que será realizada de 15 a 23 de maio na capital cubana, terá a Espanha como país convidado e incluirá concertos, conferências especializadas, exposições e colóquios, enquanto os prêmios serão anunciados em uma festa de gala a ser realizada em 21 de maio.
mem/ort/bm