Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Astronautas chineses da Shenzhou-19 retornaram com sucesso à Terra

Beijing, 30 de abr (Prensa Latina) Os astronautas da missão Shenzhou-19 retornaram à Terra hoje e saíram da cápsula com segurança após completar com sucesso seis meses no espaço.

De acordo com fontes oficiais, Cai Xuzhe marcou um marco ao se tornar o astronauta chinês com mais atividades extraveiculares até o momento.

Os astronautas Song Lingdong e Wang Haoze, nascidos na década de 1990, completaram seu primeiro voo espacial.

O programa espacial tripulado da China confirmou que todas as operações planejadas durante a missão foram realizadas conforme o planejado.

Os astronautas participaram de importantes experimentos científicos, manutenção técnica e atividades extraveiculares.

A China lançou com sucesso a nave espacial tripulada Shenzhou-20 em 24 de abril, chegando à Estação Tiangong em cerca de seis horas para outra missão importante em seu programa espacial.

Os principais objetivos incluem colocar a tripulação da Shenzhou-19 em órbita, uma estadia de aproximadamente seis meses no espaço, realizar experimentos científicos e tecnológicos, atividades extraveiculares e instalar equipamentos de proteção contra detritos espaciais.

Além disso, atividades educacionais e testes de carga útil serão realizados para maximizar o uso total da estação espacial.

De acordo com Lin Xiqiang, porta-voz do Escritório de Engenharia Espacial Tripulada do país, a espaçonave Shenzhou-20 usou um modo de acoplamento rápido autônomo e se conectou à porta radial do módulo central Tianhe em aproximadamente 6,5 horas após o lançamento.

Durante a estadia em órbita, a tripulação receberá visitas da nave de carga Tianzhou-9 e da nave espacial tripulada Shenzhou-21, com retorno previsto para o final de outubro no campo de pouso de Dongfeng.

oda/idm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa