Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Paquistão e China concordam em fortalecer cooperação em saúde

Islamabad, 30 de abr (Prensa Latina) Paquistão e China concordaram hoje em fortalecer a cooperação bilateral no setor de saúde, com atenção especial à fabricação de produtos farmacêuticos, saúde digital e tecnologia médica.

Na Conferência de Saúde da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), representantes de ambos os países concordaram em designar pontos focais para desenvolver uma estrutura de cooperação viável, promover a medicina tradicional chinesa e facilitar treinamento conjunto, pesquisa e laços institucionais, informou a Associated Press of Pakistan (APP).

O Ministro da Saúde do Paquistão, Mustafa Kamal, expressou sua gratidão pelo apoio da China durante a pandemia e destacou oportunidades de colaboração expandida, particularmente nas áreas de produção farmacêutica e telemedicina.

Ele observou que muitas empresas farmacêuticas paquistanesas dependem de matérias-primas chinesas e defendeu a criação de joint ventures e parcerias público-privadas para produzir ingredientes farmacêuticos ativos localmente.

“Estamos ansiosos para melhorar a capacidade de produção local e o acesso à assistência médica por meio de ferramentas digitais”, disse ele.

Kamal também propôs programas de treinamento e visitas de intercâmbio para fortalecer a capacidade da Autoridade Reguladora de Medicamentos do Paquistão (DRAP).

A reunião foi concluída com um compromisso compartilhado para promover a colaboração em saúde, fortalecendo a parceria estratégica abrangente entre o Paquistão e a China, de acordo com a APP.

mem/Ird / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa