Na Conferência de Saúde da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), representantes de ambos os países concordaram em designar pontos focais para desenvolver uma estrutura de cooperação viável, promover a medicina tradicional chinesa e facilitar treinamento conjunto, pesquisa e laços institucionais, informou a Associated Press of Pakistan (APP).
O Ministro da Saúde do Paquistão, Mustafa Kamal, expressou sua gratidão pelo apoio da China durante a pandemia e destacou oportunidades de colaboração expandida, particularmente nas áreas de produção farmacêutica e telemedicina.
Ele observou que muitas empresas farmacêuticas paquistanesas dependem de matérias-primas chinesas e defendeu a criação de joint ventures e parcerias público-privadas para produzir ingredientes farmacêuticos ativos localmente.
“Estamos ansiosos para melhorar a capacidade de produção local e o acesso à assistência médica por meio de ferramentas digitais”, disse ele.
Kamal também propôs programas de treinamento e visitas de intercâmbio para fortalecer a capacidade da Autoridade Reguladora de Medicamentos do Paquistão (DRAP).
A reunião foi concluída com um compromisso compartilhado para promover a colaboração em saúde, fortalecendo a parceria estratégica abrangente entre o Paquistão e a China, de acordo com a APP.
mem/Ird / fav