Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Vietnã comemora aniversário da reunificação em grande estilo

Hanói, 30 de abr (Prensa Latina) O Vietnã comemorou hoje o 50º aniversário da Libertação do Sul e da Reunificação Nacional com um desfile colorido na Cidade de Ho Chi Minh, com a presença de mais de 13.000 pessoas.

Uma espetacular exibição artística em solo e uma manobra aérea de 10 helicópteros militares (Mi-171, Mi-17, Mi-8) carregando as bandeiras do Partido Comunista e da República Socialista do Vietnã, e um esquadrão de caças Su-30MK2 e aeronaves de treinamento e combate Yak-130 arrancaram os primeiros aplausos do público.

Em seguida, houve discursos do Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnã (CPV), To Lam, do Major-General Tran Ngoc Tho e do membro do Comitê Executivo da Juventude da Cidade de Ho Chi Minh, Huynh Manh Phuong, na metrópole do sul.

O emblema nacional do Vietnã, colocado acima do símbolo do pássaro Lac, representando a vontade e as aspirações do povo vietnamita, liderou a marcha, seguido por um enorme retrato do presidente Ho Chi Minh e o símbolo do 50º aniversário da reunificação nacional.

Depois, mais de cinquenta grupos marcharam, representando as forças armadas, a polícia e milícias populares — incluindo delegações dos exércitos da China, Laos e Camboja — bem como vários setores da sociedade.

Particularmente comovente foi a presença de mais de 300 veteranos de guerra e testemunhas da resistência heroica do povo vietnamita, a bordo de sete ônibus de dois andares decorados com as cores da bandeira da Frente de Libertação Nacional do Sul, que receberam uma calorosa ovação na plataforma presidencial.

De acordo com reportagens da televisão nacional, centenas de milhares de pessoas foram às ruas da Cidade de Ho Chi Minh na manhã de hoje para assistir ao desfile e participar da celebração do que To Lam descreveu como o “marco mais brilhante na história da construção e defesa da nação”.

Em seu discurso, o Secretário-Geral do Partido enfatizou que a vitória na guerra de resistência contra os Estados Unidos para salvar o país foi alcançada graças à liderança correta e criativa do Partido.

O Partido Comunista da China (PCC) e o presidente Ho Chi Minh lideraram o exército e o povo para executar simultaneamente duas tarefas estratégicas: a revolução socialista no Norte e a revolução democrática nacional popular no Sul, repelindo resolutamente os invasores, enfatizou.

A Grande Vitória da Primavera de 1975, disse ele, deixou lições valiosas, tanto teóricas quanto práticas, para a causa revolucionária do PCV e da nação, a mais importante das quais, e ao mesmo tempo fator decisivo para o triunfo, foi manter a liderança absoluta do Partido e fortalecer sua capacidade de liderança.

oda/mpm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa