Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Membros de gangues haitianas mostram seu poder com greve de três dias

Porto Príncipe, 29 abr (Prensa Latina) As quadrilhas continuam mostrando seu poder no Haiti, depois de convocar uma greve que hoje entra em seu segundo dia, paralisando a comuna de Carrefour.

Localizada na área metropolitana de Porto Príncipe, essa área foi completamente paralisada por 24 horas, em obediência ao líder de uma gangue armada, Christ-Roi Chéry, conhecido como Krisla.

O bandido usou as mídias sociais para divulgar uma mensagem ordenando o fechamento de todas as atividades públicas e privadas, enquanto pedia às autoridades que iniciassem um diálogo para estabelecer a paz na comuna.

De acordo com o jornal on-line Vant Biff Info, a administração pública, as escolas, as lojas de departamento e a maioria das lojas respeitaram a ordem, fechando suas portas. Apenas os hospitais permaneceram abertos.

Essa paralisação patrocinada pelo Krisla destaca a fragilidade da segurança em Carrefour, onde grupos armados estão exercendo um controle cada vez maior sobre as atividades econômicas e sociais.

Isso ilustra o vácuo deixado pela ausência do Estado e a incapacidade da polícia de garantir a segurança dos cidadãos.

mem/joe/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa