O chefe de Estado destacou na rede social X que a celebração do Prêmio Literário Casa 2025, o evento mais antigo da instituição, ratificou a validade do centro e sua força “dias necessitados do incentivo integrador e descolonizador que seus gestores, com Haydée Santamaría à frente, lhe deram”.
Por meio dessa plataforma, os principais líderes do governo e do Partido Comunista da ilha também expressaram suas felicitações à Casa de las Américas e destacaram seu trabalho na promoção da integração da América Latina e do Caribe no setor cultural.
Da mesma forma, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Esteban Lazo, descreveu a Casa como uma instituição cultural emblemática, um bastião da promoção, defesa e preservação da cultura, “para o benefício dos povos de nossa América e do mundo”.
Fundada em 28 de abril de 1959 pela heroína cubana Haydeé Santamaría, a Casa de las Américas divulga, pesquisa, patrocina, premia e publica o trabalho de escritores, artistas visuais, músicos, artistas de teatro e acadêmicos de literatura, artes e ciências sociais do continente.
Ele foi concebido como um espaço de encontro e diálogo de diferentes perspectivas em um ambiente de ideias inovadoras.
mem/mks/bm