Segundo Alexis Triana, presidente do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), representantes dessas nações manifestaram interesse em chegar a acordos ou assinar memorandos de entendimento com representantes de sua instituição e do Ministério da Cultura de Cuba.
Entre os encontros mais significativos realizados pela delegação da nação caribenha, liderada pela vice-ministra da Cultura, Lisette Martínez, estava o realizado com representantes do Belarus, que solicitaram que filmes cubanos fossem apresentados no Festival Internacional de Cinema de Minsk.
Da mesma forma, foram mantidas conversas com a Associação Turkmenfilm de TurkmenistaÌün, que está interessada em fornecer treinamento profissional em cinema para seus jovens estudantes e trazer seus filmes para Havana, e com funcionários do Ministério da Cultura da Sérvia, que estão auxiliando na busca e recuperação de cópias de filmes cubanos.
Triana destacou que também se reuniram com o vice-presidente da Associação de Produtores de Cinema da China, Zhou Jiandong, e o diretor geral da Companhia Cinematográfica Turca, Birol Güven, ambos muito interessados na necessidade de assinar um acordo de coprodução com a ICAIC.
Outro momento de grande significado foi o encontro com o Instituto de Cinema do Cazaquistão, onde foi discutida a proposta de coprodução cubana para a finalização do documentário “Subir al Cielo” (Para o Céu), sobre o voo dos cosmonautas Arnaldo Tamayo e Yuri Romanenko.
A delegação cubana também teve uma conversa amigável com o renomado cineasta russo Nikita Mikhalkov, fundador e desenvolvedor da Academia Eurasiática de Artes Cinematográficas e do Prêmio Diamond Butterfly Eurasian Open Film.
mem/gfa / fav