Domingo, Maio 04, 2025
NOTÍCIA

Assembleia Nacional do Camboja destaca estreita amizade com Cuba

Phnom Penh, 20 abr (Prensa Latina) A Assembleia Nacional do Camboja destacou aqui os históricos laços de amizade e a ampla cooperação e solidariedade com Cuba que existem entre ambas as nações há 65 anos e que continuam até hoje.

Os laços históricos entre nossos povos, forjados por Sua Majestade o Rei Pai Norodom Sihanouk e o líder cubano Fidel Castro Ruz, “estão construídos sobre a base de valores e respeito mútuos”, afirma uma mensagem enviada pelo presidente interino do legislativo cambojano, Kittisethabindit Cheam Yeap.

A carta, dirigida ao presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular e do Conselho de Estado de Cuba, Esteban Lazo, também se refere ao desenvolvimento da cooperação bilateral, que vai desde o comércio, agricultura, saúde, esportes, educação e cultura, especialmente o apoio mútuo no contexto regional e internacional em questões de interesse comum.

Com a firme vontade de continuar consolidando os laços fraternos, a nota dá ênfase especial à promoção do fortalecimento dos vínculos entre as duas instituições legislativas para o benefício mútuo de ambos os povos, e espera o progresso e a prosperidade contínuos de Cuba e de seu bravo povo.

Cuba e Camboja estabeleceram relações diplomáticas em 15 de abril de 1960 e, de acordo com a embaixadora da ilha aqui, Milena Zaldívar, comemoram o 65º aniversário do evento com o firme compromisso de expandir e fortalecer a cooperação bilateral e mutuamente benéfica em vários setores. Ele destacou que, no contexto desse importante marco, “já foram assinados acordos importantes este ano que demonstram a vontade de continuar trabalhando para a consolidação dos laços de amizade e colaboração que unem nossos dois países”.

Ele mencionou entre esses acordos um Memorando de Entendimento para melhorar a produção de arroz em Cuba, assinado entre o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola do Camboja (Cardi) e o Instituto Cubano de Pesquisa de Grãos, que marca o início de um projeto conjunto e inovador de segurança alimentar.

Também com o objetivo de promover as relações históricas e especiais de amizade, a Federação de Mulheres Cubanas (FMC) e o Ministério de Assuntos da Mulher do Camboja assinaram um acordo de cooperação em março passado em Havana, por ocasião da visita da ministra de Assuntos da Mulher, Kantha Phavi.

mem/mpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa