A copresidente da Nicarágua, Rosario Murillo, informou à mídia nicaraguense que a representação de seu país também inclui o Ministro Orlando Tardencilla e o vice-presidente da Assembleia Nacional, Arlen Alonso.
“Vocês estão participando desta edição da reunião da Celac, onde nossos povos, nossos governos estão reunidos na América Latina e no Caribe, uma zona, uma região, pela paz”, disse o dignitário.
De acordo com a imprensa, a reunião desta quarta-feira, que contará com a presença de uma dúzia de chefes de Estado e de governo, busca fortalecer os laços de integração, cooperação e diálogo político regional.
A primeira mulher presidente de Honduras, Xiomara Castro, liderará a reunião na qual os estados membros aprovarão a “Declaração de Tegucigalpa”, um documento que definirá a direção da integração política e econômica na região.
De acordo com as informações divulgadas, o país anfitrião da Cúpula apresentará o primeiro repositório digital da Celac com o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), que conterá a documentação de todas as presidências anteriores.
Os participantes tratarão de programas conjuntos em áreas estratégicas, como energia e infraestrutura portuária, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento dos povos da América Latina e do Caribe.
No final do dia, Honduras entregará a Presidência Pro Tempore da CELAC ao Presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
mem/ybv/bm