Segunda-feira, Maio 05, 2025
NOTÍCIA

Ligam os projetores do Festival de Cinema e Meio Ambiente Isla Verde

Isla de la Juventud, 6 abr (Prensa Latina) O Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente do Caribe, Isla Verde, retorna hoje para sua terceira edição em Cuba, com sede na Isla de la Juventud até 12 de abril.

A competição cinematográfica contará com uma seleção de 38 filmes de alta qualidade, segundo seu líder, o ator e diretor Jorge Perugorría, vencedor do Prêmio Nacional de Cinema de 2024, sobre as obras escolhidas para competir em suas diversas categorias.

Ele explicou que concorrerão 10 longas-metragens, 20 curtas-metragens e oito propostas em Filmes em Andamento, sendo esta última uma nova categoria dedicada a projetos em desenvolvimento.

Pela primeira vez, Isla Verde terá um convidado de honra, a Espanha. Por isso, neste dia de estreia, será exibida em Cuba a estreia do longa-metragem Mariposas Negras, documentário de animação que ganhou o Prêmio Goya de Melhor Filme de Animação em 2025.

O programa geral inclui workshops, conferências, sessões de treinamento e intercâmbios relacionados à ecologia, turismo sustentável, biodiversidade e economia circular.

Música, artes visuais e outras formas de arte também se destacam, com obras em competição de países como Cuba, Argentina, Espanha, México, Brasil, Colômbia, Chile, França, Bangladesh, Rússia, Senegal e Indonésia, entre outros.

O júri é composto por figuras proeminentes do cinema, literatura, ciência e fotografia para garantir uma avaliação multidisciplinar dos trabalhos concorrentes, de acordo com os organizadores.

O evento presta uma homenagem especial ao biólogo cubano Jorge Ramón Cuevas (1941-2000) e ao cientista espanhol Félix Rodríguez de la Fuente (1928-1980), dois conhecidos comunicadores e pioneiros que popularizaram programas de televisão focados na proteção ambiental.

Os vencedores do Prêmio Nacional de Artes Visuais, Manuel Mendive e José Ángel Toirac, compartilharão suas experiências com o público local.

Este evento foi apoiado pela Fundação Antonio Núñez Jiménez para a Natureza e a Humanidade, pela Galeria Gorría, pela UNESCO e seu programa Transcultura, além de financiamento da União Europeia.

Especialistas e cientistas nacionais e internacionais também estarão presentes, e as atividades e intercâmbios estarão abertos ao público.

O festival começará com um concerto do cantor e compositor cubano Alain Pérez, enquanto a cerimônia de encerramento contará com a presença do popular cantor local Kelvis Ochoa no icônico sítio histórico Presídio Modelo.

Assim como na edição anterior, a exposição “Da Ilha à Lua 2.0” retorna ao espaço como parte da programação principal e, como novidade, será inaugurada a Residência de Arte Contemporânea em Isla Verde.

Arte, educação ambiental e ação comunitária, com o cinema como inspiração, serão o foco do evento, apresentando experiências participativas em reflorestamento, limpeza de praias, reciclagem e conscientização ambiental.

mem/dla/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa