Convocado pela Internacional Progressista e pela Associação Nacional de Economistas e Contadores de Cuba, o Congresso será o segundo do gênero em Havana, depois do realizado em janeiro de 2023 sob os auspícios do Ministério das Relações Exteriores (Minrex) do país anfitrião. país.
O Capitólio Nacional de Cuba disponibilizará para o evento uma de suas câmaras, de 29 a 30 de abril, às vésperas do 50º aniversário da aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas da declaração e programa de ação sobre o estabelecimento do NOEI.
Esse acontecimento constituiu um marco na luta dos países do Sul pela justiça econômica internacional e pelo seu desenvolvimento, recordou o Minrex no seu site.
Segundo a Chancelaria, o fórum que terá início esta Segunda-feira tem como objetivo promover o diálogo em torno dos problemas que dificultam o desenvolvimento e a paz mundial, como consequência de uma ordem econômica, política, científico-tecnológica e militar internacional desequilibrada e preponderante.
Na sua declaração final, o primeiro Congresso observou em Janeiro de 2023 que a visão atual da NOIE só pode ser concretizada através de uma ação colectiva do Sul e da formação de instituições novas e alternativas para partilhar tecnologia crítica, abordar a dívida soberana, impulsionar o financiamento do desenvolvimento e enfrentarmos futuras pandemias juntos.
jf/mjm/ls