Isto foi destacado em sua conta no Facebook pela Embaixada de Cuba aqui, por ocasião da comemoração do 64º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas neste 15 de abril.
A distância geográfica e cultural não tem sido um impedimento ao desenvolvimento de laços fraternos entre os nossos povos, legado das relações de afeto, respeito e admiração forjadas entre o Rei Pai, Norodom Sihanouk, e o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, destaca a publicação.
Destaca ainda que esta comemoração é alcançada após um ano de acontecimentos importantes, alguns deles inéditos nestas seis décadas, “que deixaram para sempre uma marca indelével nos laços históricos”.
O ano de 2023, recorda, foi caracterizado pela fluidez da troca de visitas, pela assinatura de documentos de cooperação, bem como por ações de interesse que permitiram avançar em áreas como a agricultura, o desporto, a educação e a saúde.
Esta ocasião é também propícia para agradecer ao Reino pelo seu inestimável apoio à luta do povo cubano para acabar com o genocida bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto há mais de 60 anos pelos Estados Unidos e por eliminar Cuba da lista de países supostamente patrocinadores. países do terrorismo, sublinha o texto.
Na sua nota, a missão oficial cubana ratifica a decisão de continuar a construir pontes entre ambas as nações, “com o impulso vital do movimento de solidariedade, dos residentes cubanos, da associação de graduados cambojanos em Cuba, da comunidade empresarial e de outros atores de diversas organizações da sociedade civil”.
mem/mpm/ls