Durante a conferência de imprensa regular do Presidente Andrés Manuel López Obrador, Sandoval mencionou os fixadores de carris conhecidos como grampos, que ainda são operados por pessoas, e disse que a fixação de um deles era inadequada.
O secretário disse que o comboio de quatro carros – dois deles automóveis – chegou à estação e foi o segundo carro, que estava na retaguarda, que saiu dos carris a 50 metros da estação de Tixkokob, uma cidade situada a 17 quilómetros de Mérida, capital do estado de Yucatan, sem causar ferimentos aos passageiros.
Segundo Sandoval, a Procuradoria-Geral da República continua a investigar o incidente ocorrido a 25 de março, e as autoridades competentes prosseguem com a quantificação dos danos, bem como com os processos de aplicação do seguro de danos.
A obra, considerada a maior do género no mundo nos últimos anos, pretende dar a conhecer ao mundo os profundos e surpreendentemente desenvolvidos processos culturais, arquitectónicos, matemáticos e naturais que fizeram da civilização Maia uma das mais avançadas do seu tempo.
ro/las/glmv