31 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Protestos contra cortes na União Europeia

Protestos contra cortes na União Europeia

Bruxelas, 12 dez (Prensa Latina) Milhares de pessoas protestaram hoje nesta capital contra os planos de cortes orçamentais nos países da União Europeia (UE), exigindo melhores salários, serviços públicos e condições de vida.

Representantes de cerca de 30 países participaram do protesto, segundo a Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que tem cerca de 45 milhões de membros.

Após quase quatro anos de suspensão, devido à pandemia de Covid-19, os Estados-membros do bloco planejam reativar as regras fiscais no início de 2024, o que limitará novamente a dívida e o déficit público, embora ainda não tenham chegado a um acordo final sobre as margens de manobra.

A secretária-geral da CES, Esther Lynch, advertiu que um regresso à austeridade “destruirá empregos, baixará salários, significará ainda menos financiamento para os serviços públicos já esticados até ao limite e praticamente garantirá outra recessão devastadora”.

Se as negociações em curso forem aprovadas, o pacto forçará 14 países da UE a cortar um montante total de 45 mil milhões de euros dos seus orçamentos apenas em 2024, segundo estimativas sindicais.

Nas palavras de Lynch, os políticos podem pagar o preço de qualquer regresso à austeridade nas próximas eleições: “Hoje dizemos não ao desejo da Europa de regressar às normas de austeridade e gritamos sim a uma Europa social”, disse.

Os trabalhadores, defendeu, precisam de investimentos públicos para uma transição ecológica justa, melhor educação e saúde eficientes e salários mais elevados.

“A austeridade foi tentada e falhou. É hora de aprender as lições do passado e garantir que as regras econômicas da UE coloquem o bem-estar das pessoas e do planeta à frente de limites totalmente arbitrários”, disse Lynch.

Segundo a secretária-geral da Confederação dos Sindicatos Cristãos, Marie-Hélène Ska, os planos da UE imporiam à Bélgica um esforço orçamental anual de 0,7% do Produto Interno Bruto, 28,8 mil milhões de euros de poupança nos próximos quatro a sete anos.

A extrema-direita é “a principal beneficiária do tipo de políticas fiscais que estão a ser propostas”, disse a direção do CES, cujas reivindicações incluem também a manutenção de mecanismos públicos de solidariedade com os mais vulneráveis, semelhantes aos aplicados durante a Covid-19.

mgt/mjm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES