O evento acontecerá de 2 a 11 de novembro com uma programação variada, incluindo a exibição deste dia, às 15h, horário local, que consiste em uma série de imagens selecionadas pelo Japan Camera Industry Institute (JCII).
Com este conjunto, o lens artist Haruo Toyama aproxima o público da evolução que os japoneses alcançaram com seu modo de vida e tradições ao longo do tempo.
Para o dia 7 de novembro, às 16h00 locais, está marcada uma conferência de Yves Schlirf para o Wallonia Showcase, também na zona antiga da cidade, que abordará a presença do mangá no mercado franco-belga da banda desenhada, em particular, a experiência da Kana, editora fundada por ele em meados dos anos 90.
O Museu Nacional de Belas Artes será a sede das ações que acontecerão no dia 8 do novo mês, naquele dia às 15h locais, no Hemiciclo do Edifício Universal Art, o embaixador da nação japonesa em Cuba, Hirata Kenji dará palestra sobre pintura tradicional japonesa.
Às 16h00 locais do mesmo dia, na Sala de Transição da própria galeria, será inaugurada a exposição ukiyo-e “Cinquenta e três temporadas de TÅ kaido”.
No dia seguinte, o Wallonia Showcase recebe mais uma exposição, da 4-KOMA, nome dado aos mangás de quatro vinhetas.
Além disso, será apresentada uma edição de “Momotaro”, uma das histórias mais populares da tradição oral japonesa, e haverá uma demonstração de kamishibai, uma forma milenar de contar histórias em que se combinam ilustrações em papel e textos.
No dia 10 de novembro será realizada na Quinta de los Molinos mais uma conferência do diplomata japonês sobre as características do jardim japonês e posteriormente será inaugurada uma exposição de bonsai do coletivo Bonsai Habana.
Voltamos à Vitrine da Valónia onde o encerramento do Dia da Cultura Japonesa terá lugar no dia 11 com um concerto de canções de anime, uma exposição de artes marciais com vários estilos de karaté, a cerimónia de entrega de prémios do concurso 4-koma organizado por aquela instituição em conjunto com a Embaixada do Japão e o concurso de cosplay, no qual os participantes se fantasiam de personagens de quadrinhos, videogames e mangás.
O Dia da Cultura Japonesa em Havana é dedicado ao 125º aniversário das migrações do chamado País do Sol Nascente para Cuba.
mem/dpm / fav