Segunda-feira, Maio 05, 2025
NOTÍCIA

China promove melhoria em seguridade social, emprego, saúde e moradia

Pequim, 9 mar (Prensa Latina) As autoridades chinesas destacaram hoje os avanços nas principais políticas socioeconômicas, incluindo melhorias na seguridade social, emprego, moradia e saúde pública.

Chefes de várias pastas explicaram as metas para este ano relacionadas com estes temas durante uma conferência de imprensa no marco das duas sessões anuais do Congresso Nacional do Povo (Legislativo) e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o máximo órgão consultivo do país.

O ministro de Assuntos Civis, Lu Zhiyuan, anunciou que a China avançará em direção a uma cobertura de proteção social mais ampla e universal.

Será dada prioridade à transição de programas específicos para medidas inclusivas e à expansão de serviços não apenas de assistência material, mas também de apoio social e emocional.

Além disso, o país promoverá a modernização dos sistemas por meio de tecnologias digitais e inteligentes.

Sobre a proteção infantil, Lu observou que o número de órfãos e crianças abandonadas diminuiu significativamente graças ao desenvolvimento econômico e aos avanços na saúde pública.

No entanto, foi enfatizada a necessidade de concentrar o apoio em outros grupos vulneráveis, como crianças migrantes e crianças abandonadas.

Paralelamente, a rede de serviços de atendimento a idosos será fortalecida, com o objetivo de estabelecer um sistema de atendimento comunitário que ofereça serviços em um raio de 15 minutos.

O Ministro de Recursos Humanos e Previdência Social, Wang Xiaoping, informou que o mercado de trabalho teve um início positivo em 2025, com ênfase especial na criação de empregos para os jovens.

Este ano, 12,22 milhões de universitários entrarão no mercado de trabalho, o que representa um desafio significativo, disse ele.

De acordo com o ministro, políticas adicionais serão implementadas para enfrentar esse desafio, como a expansão de programas de treinamento vocacional e a promoção do empreendedorismo por meio de empréstimos garantidos pelo Estado.

Na área de habitação, o Ministro Ni Hong destacou que, desde 2019, 280.000 bairros urbanos antigos foram reformados, beneficiando 120 milhões de residentes.

Este ano, disse ele, será promovida a construção de comunidades completas com infraestrutura acessível e adaptada para idosos e crianças.

Por sua vez, o diretor da Comissão Nacional de Saúde, Lei Haichao, informou que a expectativa de vida na China atingiu 79 anos em 2024, superando as metas estabelecidas no Plano Quinquenal (2021-2025).

A esse respeito, ele disse que oito províncias já têm uma expectativa de vida média de 80 anos.

Além disso, o governo está implementando iniciativas como a incorporação de 90% dos centros de saúde rurais ao sistema de seguro de saúde.

As chamadas Duas Sessões são o evento político mais importante do país, um momento para avaliar o desempenho do ano anterior e definir as metas para o ano em curso.

oda/idm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa