Segundo a titular do Ministério da Educação (Meduca), Lucy Molinar, esta ferramenta permitirá o acompanhamento das matrículas, dos resultados escolares, das obras de manutenção das escolas e das novas infraestruturas, o que permitirá uma melhor aplicação dos recursos.
Neste ano letivo de 43 semanas, ele disse, 51.616 professores receberão 980.223 alunos em suas salas de aula em 3.102 centros educacionais públicos.
Molinar acrescentou que o SIG Meduca, disponível no site da instituição, incluirá dados gerais sobre escolas, número de professores, localização, projetos, programas de formação de professores e análise de aprendizagem (alunos aprovados, reprovados, atrasados e evadidos).
Ele também enfatizou que, nos últimos nove meses, eles trabalharam para garantir que as escolas estejam em condições adequadas e seguras para atender alunos e professores.
Sobre o estado das escolas para o início do ano letivo, Molinar explicou que, para este verão, estão previstas intervenções em 1.135 escolas, beneficiando 456 mil alunos.
Outro programa que pode ser acompanhado a partir da plataforma Meduca SIG, segundo relatos, é o Fundo para Equidade e Qualidade da Educação (FECE), que contempla 2.989 escolas e 113 centros educacionais para jovens e adultos.
O ano letivo de 2025 contará com a construção de seis novas instalações que beneficiarão mais de 10.000 estudantes, em territórios como as províncias de Panamá Oeste, Veraguas e Chiriquí, e no distrito capital de San Miguelito, elogiou a autoridade.
rc/ga/ls