Giovanni Buzzi, prefeito do município de Sesto Calende, disse segunda-feira em declarações à mídia que tudo indica que o naufrágio do barco turístico Goduría foi causado por uma forte rajada de vento, embora a possível negligência do proprietário e capitão do barco está sendo investigado. , que sobreviveu.
Uma reportagem publicada pelo jornal Il Messaggero aponta que havia 23 pessoas a bordo daquele navio, que comemoravam aniversário nas águas normalmente calmas daquele belo lago alpino, com superfície de 212 quilômetros quadrados, na fronteira entre esta nação e a Suíça.
Entre os mortos estão um cidadão israelense, um casal italiano e uma mulher de nacionalidade russa, esposa do capitão do pequeno barco, de apenas 15 metros de comprimento.
O Goduría partiu na noite de domingo das margens de Sesto Calende, na margem sul do lago, localizado a cerca de 50 quilômetros a noroeste da cidade de Milão, na região norte da Lombardia, e poucas horas depois ocorreu o acidente, disse Buzzy.
Os trabalhos de resgate decorreram desde a madrugada e até esta madrugada, contando com a participação de equipas especiais de polícias, membros da Guarda Costeira do Lago, bem como bombeiros e mergulhadores da região, apoiados por helicópteros, disse a fonte .
mem/orth/jd