30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lei Helms-Burton codificou o bloqueio contra Cuba há 26 anos

lei-helms-burton-codificou-o-bloqueio-contra-cuba-ha-26-anos

Lei Helms-Burton codificou o bloqueio contra Cuba há 26 anos

Havana, 12 mar (Prensa Latina) A Lei Helms-Burton codificou e internacionalizou o bloqueio americano contra Cuba há 26 anos, como parte de uma política extraterritorial que busca asfixiar economicamente a ilha.

Em um contexto eleitoral e tendo em vista a situação causada pelo bombardeio de dois aviões pertencentes ao grupo Irmãos ao Resgate, que violaram repetidamente o espaço aéreo cubano, o Congresso americano aprovou este projeto de lei apesar de sua inconstitucionalidade.

De acordo com especialistas, o então chefe da Casa Branca, Bill Clinton (1993-2001), ratificou-o para ganhar o apoio nas eleições seguintes da comunidade cubano-americana que residia principalmente na Flórida, conhecida por sua importância como um estado-pêndulo.

Até o momento da assinatura da lei (12 de março de 1996), o bloqueio era um conglomerado importante de cerca de seis normas legais que davam ao presidente do país o poder de aplicá-las ou não, explicou Yusnier Romero, especialista da chancelaria caribenha.

Ele também comentou que Helms-Burton eliminou a possibilidade unilateral de levantar o cerco na ilha e estabeleceu que ele permanecerá em vigor até que o que Washington chama de um governo de transição certificado por eles mesmos esteja em vigor em Cuba.

Esta legislação tipifica limitações no comércio, transações, viagens de e para o país caribenho, bem como restrições na compra e venda de propriedades nas quais Cuba ou cidadãos cubanos tenham interesse.

Desireé Llaguno, professora assistente de Direito Público Internacional na Universidade de Havana, considera que a aplicação de sanções contra terceiros é uma ação habitual da política externa americana, da qual a ilha tem sido um alvo sustentado por mais de seis décadas.

Para implementar o cerco, Washington construiu “um complexo e copioso conjunto de leis, ordens executivas e presidenciais, memorandos, notificações, proclamações e determinações que implementaram um complicado sistema de sanções por mais de 62 anos”, disse ela ao Prensa Latina.

Em particular, as leis Torricelli (1992) e Helms Burton (1996) – exemplos do que significa violar os princípios de igualdade soberana e não-intervenção nos assuntos internos de um Estado, que são considerados pelo direito internacional como normas vinculativas, acrescentou ele.

Os especialistas concordam que a legislação assinada em 1996 constitui um enorme obstáculo e que não pode haver uma relação estável, institucionalizada, duradoura e irreversível entre os dois povos enquanto ela existir.

msm/idm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES