Essa posição foi anunciada em um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia após a assinatura de um acordo de cessar-fogo e plena integração entre o governo sírio e as Forças Democráticas da Síria (FDS).
No comunicado, Ancara expressou sua esperança de que o acordo “contribua de forma urgente e eficaz para impulsionar os esforços destinados a alcançar a estabilidade com base na unidade e integridade territorial da Síria”.
O comunicado reafirmou o apoio aos esforços do governo sírio no combate ao terrorismo e na reconstrução do país, dentro de uma “abordagem prática abrangente e integrada, baseada na vontade do povo”.
Na véspera, o presidente sírio, Ahmad al-Shara, anunciou a assinatura de um acordo de cessar-fogo e a plena integração das Forças Democráticas Sírias (FDS) ao governo, após uma operação do exército sírio que recapturou grandes áreas no leste e nordeste do país.
Enquanto isso, o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, conversou por telefone com al-Shara para discutir as relações bilaterais e os recentes acontecimentos na Síria.
Erdoğan reafirmou que o apoio da Turquia à unidade, integridade territorial, estabilidade e segurança do país árabe continuará a crescer, especialmente na luta contra o terrorismo, cuja erradicação completa ele considera essencial para a Síria e a região.
Por sua vez, o embaixador turco em Damasco, Nuh Yılmaz, declarou que o fim da guerra e o estabelecimento da paz são o maior desejo da Turquia e enfatizou que isso permitirá que os esforços se concentrem na agenda de desenvolvimento do país e fortaleçam as relações bilaterais.
mem/fm/bj





