Segunda-feira, Janeiro 19, 2026
NOTÍCIA

Itália: Celebrações pelo status de patrimônio mundial do Son cubano

Roma, 19 jan (Prensa Latina) A recente declaração do Son Cubano como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi celebrada na Itália com um evento na capital, destacando a popularidade dessa expressão artística no país.

O evento foi organizado pela Academia Cubana de Salsa (ACS), com sede em Roma, e contou com a presença do embaixador designado de Cuba, Jorge Luis Cepero, bem como do Primeiro Secretário encarregado de Assuntos Consulares da missão diplomática italiana, Arasay D’Angelo, e outras autoridades.

Na reunião, onde dezenas de dançarinos italianos de Son Cubano demonstraram seu amor por esse gênero musical, uma ponte artística entre as duas nações, foi enfatizada a importância do reconhecimento concedido em 10 de dezembro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Cepero, em nome de seu país, expressou sua gratidão por essa homenagem ao son, a linguagem musical quintessencial de Cuba e um símbolo de sua identidade patriótica e artística.

“Os laços culturais sempre nos unem”, afirmou o diplomata, observando que essa expressão musical, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, “é um presente que Cuba oferece ao mundo, e ficamos felizes que vocês a estejam dançando aqui”.

O mestre de dança e coreógrafo cubano Lázaro Martín Díaz, diretor da ACS (Associação para a Cultura Cubana), disse à Prensa Latina que “esse reconhecimento conferido pela UNESCO ao son é também fruto dos esforços que a Revolução Cubana vem empreendendo no campo da cultura em benefício do povo”.

Díaz, que vive neste país europeu há mais de três décadas, é considerado um importante promotor dos valores artísticos de Cuba internacionalmente e, em novembro de 2023, recebeu a Distinção Nacional de Cultura de seu país.

O coordenador das associações cubanas residentes no centro e sul da Itália também observou que muitos italianos conhecem a ilha e se identificam com ela, inicialmente por meio de sua arte, música e danças, mas também por meio da solidariedade.

Ele citou como exemplo as doações feitas por estudantes da ACS (Academia de Estudos Cubanos), em conjunto com a associação solidária “La Villetta per Cuba”, para o envio de contêineres de ajuda humanitária com o objetivo de atenuar as graves consequências do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto à nação caribenha pelos Estados Unidos. Além disso, essa conexão com a cultura cubana incentiva muitos italianos a visitar o país para vivenciar seus valores e raízes em primeira mão, explicou, enfatizando a importância de promover o turismo cultural em um país que possui verdadeiros tesouros artísticos.

A esse respeito, acrescentou, “a declaração do Son Cubano como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade contribui para uma relação mais estreita entre as duas culturas e os dois povos na Itália”.

mem/ort/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa