Sábado, Janeiro 17, 2026
NOTÍCIA

Alegações de Saques na Cidade de Uvira, RDC

Kinshasa, 17 de janeiro (Prensa Latina) O governo da província de Kivu do Sul, na República Democrática do Congo (RDC), denunciou atos de saques sistemáticos, pilhagem de propriedades e graves violações do direito internacional humanitário perpetrados em Uvira.

De acordo com um comunicado divulgado hoje, rebeldes da Aliança do Rio Congo – Movimento 23 de Março (AFC/M23) organizaram e realizaram operações coordenadas de saques sistemáticos na cidade e seus arredores, apesar dos anúncios de sua retirada.

“O governo provincial de Kivu do Sul condena esses atos criminosos nos termos mais veementes possíveis; insta a comunidade internacional, as Nações Unidas, a União Africana, o Tribunal Penal Internacional e as organizações de direitos humanos a documentarem esses eventos e iniciarem processos legais sem demora”, diz o comunicado.

A declaração acrescentou que o silêncio, a inação e a cumplicidade diante desses crimes constituem uma grave responsabilidade moral e legal, uma vez que tais atos agravam deliberadamente a crise alimentar e aumentam a vulnerabilidade da população.

Observou-se que a grande maioria depende da agricultura e da pecuária, mas está sendo impedida de acessar suas terras e privada de seus rebanhos, o que equivale a uma forma de punição coletiva.

O texto considerou a destruição sistemática dos meios de subsistência, os saques generalizados, a exploração econômica e a fome deliberada como parte de uma estratégia criminosa planejada, passível de ser classificada como crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Segundo o relatório, os rebeldes removeram 49 caminhões da marca Wowo e 113 caminhões da marca Ben carregados com mercadorias pertencentes ao Estado congolês e a particulares da cidade, enviando-os diretamente para Ruanda.

Os suprimentos incluíam materiais de construção, alcatrão e triciclos pertencentes a particulares. Além disso, o pequeno gado reunido nas terras altas e regiões centrais foi levado em direção a Bwegera, com destino desconhecido.

mem/kmg/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa