Sexta-feira, Janeiro 16, 2026
NOTÍCIA

ONU denuncia violação do direito internacional pelos EUA

Genebra, 16 jan (Prensa Latina) A intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela constitui uma violação deliberada da Carta das Nações Unidas e do direito internacional vigente, alertaram especialistas dessa organização multilateral.

Em uma declaração conjunta, os relatores especiais expressaram sua preocupação com o ataque perpetrado em 3 de janeiro contra o país sul-americano, que incluiu o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

Eles também afirmaram que “qualquer decisão unilateral dos Estados Unidos de colocar temporariamente a Venezuela sob seu controle violaria o direito internacional e os direitos humanos, incluindo a autodeterminação”.

A América Latina é uma zona de paz. A obrigação de resolver conflitos pacificamente deve ser respeitada. Manifestamos nossa disposição em fornecer apoio técnico e em dialogar construtivamente com todos os atores relevantes, acrescentaram.

Reiteraram ainda que o futuro da Venezuela deve ser decidido exclusivamente por seu povo. Por sua vez, o Relator Especial da ONU sobre execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias, Morris Tidball-Binz, considerou alarmante o uso excessivo e ilegal da força por Washington, tanto extraterritorialmente quanto internamente, em operações policiais, especialmente aquelas relacionadas ao controle da imigração.

“O uso deliberado de força letal contra indivíduos que não representam uma ameaça iminente à vida é ilegal e viola obrigações fundamentais dos EUA perante o direito internacional e suas próprias leis”, afirmou.

mem/gas/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa