Sexta-feira, Janeiro 16, 2026
NOTÍCIA

Cuba: Milhares prestam homenagem a combatentes mortos na Venezuela

Havana, 16 jan (Prensa Latina) Milhares de cubanos reuniram-se hoje na Tribuna Anti-Imperialista José Martí para o segundo dia de homenagens póstumas aos 32 combatentes que morreram durante a agressão militar dos Estados Unidos contra a Venezuela.

Fotos: Vladimir Molina Espada (FotosPL)

A reunião, que precede a Marcha do Povo Combatente, é liderada pelo presidente Miguel Díaz-Canel, pelo comandante do Exército Rebelde José Ramón Machado e por outras autoridades do Partido Comunista de Cuba e do governo cubano.

Na véspera, inúmeros gestos e manifestações de apoio popular marcaram a chegada dos restos mortais dos combatentes internacionalistas, que morreram durante o ataque dos EUA contra a República Bolivariana da Venezuela.

O líder da Revolução Cubana, Raúl Castro, e o presidente Díaz-Canel prestaram a primeira homenagem póstuma aos combatentes mortos e lideraram a última guarda de honra.

Uma procissão transportou as urnas do terminal do aeroporto até a sede do Ministério das Forças Armadas Revolucionárias (MINFAR), pela Avenida Rancho Boyeros, acompanhada por milhares de pessoas que, ao longo do percurso, prestaram uma homenagem sincera aos falecidos.

Um fluxo constante de pessoas, cujo número não diminuiu apesar do mau tempo, chegou à área designada no MINFAR para prestar suas homenagens aos restos mortais dos combatentes, em reconhecimento às suas vidas e sacrifício.

Cerimônias de homenagem estão programadas para a manhã de sexta-feira em todas as capitais provinciais do país. Mais tarde, à tarde, os restos mortais serão sepultados nos cemitérios daqueles que morreram defendendo suas respectivas cidades, enquanto atos póstumos de reconhecimento serão realizados em todos os municípios.

mem/mks/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa