Terça-feira, Janeiro 13, 2026
NOTÍCIA

Son Cubano cativa o público colombiano

Santiago de Cuba, 13 jan (Prensa Latina) A participação do Septeto Ecos del Tivolí na 68ª edição da Feira de Cali, na Colômbia, foi inesquecível, declarou hoje à Prensa Latina o diretor do grupo cubano, Jorge Cambet Torres.

O músico afirmou que esta foi a segunda vez que o grupo, representando esta Cidade Criativa da Música, participou das festividades colombianas nos últimos dias de dezembro, e descreveu a experiência como enriquecedora e fabulosa.

Ele também reconheceu que desta vez os membros do Ecos del Tivolí se sentiram motivados pela recente inscrição da prática do Son Cubano na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 10 de dezembro.

Cambet explicou que, durante as apresentações, participaram de um encontro de colecionadores e amantes da música dedicado ao centenário da fundação do Trío Matamoros, de cujo repertório interpretaram diversas canções e que consideram uma inspiração para o grupo.

Ele especificou que o intercâmbio incluiu uma conversa sobre a vida e a obra do lendário Trío Matamoros e, à noite, um concerto onde apresentaram canções clássicas do repertório de “Los Matamoros”, como “El paralítico”, “Lágrimas negras”, “Son de la loma” e “El que siembra su maíz”, entre outras.

No Teatro Jorge Isaacs, onde se apresentaram pela primeira vez na Feira de Cali em 1994, dividiram o palco com a Orquesta Aragón em um show intitulado “Del Son al Son”, que também contou com músicos do El Gran Combo presentes na plateia.

Entre os compositores cujas obras o Ecos del Tivolí já apresentou na Colômbia estão Adalberto Álvarez, Compay Segundo e Jorge Javier González, sendo este último o compositor mais prolífico de quem o grupo de Santiago se inspira. Ecos del Tivolí já se prepara para participar do Festival Internacional de Jazz Plaza de 2026, “Sentir Cuba… ao Ritmo do Jazz”.

lam/yvg/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa