Segundo fontes militares citadas pela agência de notícias SANA, grupos pertencentes à organização nacionalista curda PKK e às autoproclamadas Forças Democráticas Sírias (FDS) estão se concentrando em áreas próximas às cidades de Maskana e Deir Hafer, aumentando o nível de tensão na região.
As fontes indicaram que o fortalecimento das posições do Exército visa confrontar qualquer ameaça potencial e preservar a segurança e a estabilidade, em meio ao que descreveram como uma escalada perigosa por parte desses grupos armados.
O Comando de Operações do Exército Sírio informou à SANA que drones de reconhecimento detectaram movimentações e reforços das Forças Democráticas Sírias (FDS) em pontos de implantação perto de Deir Hafer, incluindo combatentes, bem como equipamentos de médio e grande calibre, cuja natureza e finalidade ainda estão sendo avaliadas.
De acordo com relatórios de inteligência, os reforços incluem membros do PKK, aumentando o risco de confronto armado na área.
“Não ficaremos de braços cruzados diante dessa perigosa escalada”, enfatizou o Comando de Operações, reafirmando a determinação do Exército em enfrentar qualquer ameaça à soberania nacional e à segurança do país.
Enquanto isso, ataques atribuídos às FDS contra bairros residenciais na cidade de Aleppo, no norte da Síria, deixaram dezenas de civis mortos e feridos nos últimos dias.
Segundo Munir al-Muhammad, diretor de imprensa do Departamento de Saúde de Aleppo, o número de mortos subiu para 24, enquanto mais de 129 pessoas, incluindo mulheres e crianças, ficaram feridas.
O recente surto de violência na província de Aleppo é considerado um dos mais graves dos últimos anos entre o governo sírio e a milícia curda, que controla vastas áreas do nordeste do país.
Este conflito ocorre num contexto de tensões políticas, após a assinatura, em março de 2025, de um acordo entre o presidente sírio Ahmad al-Shara e o líder das Forças Democráticas Sírias (FDS), Mazloum Abdi, para integrar essas forças à estrutura do Exército Sírio até o final do ano, um processo que até agora enfrenta divergências quanto à sua implementação.
lam/fm/ls





