O encontro, realizado nos dias 10 e 11 de janeiro, teve como foco a implementação de uma ação especial para impulsionar o consumo e consolidar a marca “Compre na China”, com ênfase em serviços, consumo digital e produtos ecológicos e saudáveis.
Durante a reunião, foi enfatizada a necessidade de otimizar a implementação da política de troca de bens de consumo e de promover a expansão e o aprimoramento do consumo de matérias-primas.
As autoridades enfatizaram a necessidade de aprimorar o sistema moderno de mercados e circulação e de avançar na construção de um mercado nacional unificado, juntamente com a integração do comércio interno e externo.
O encontro teve como objetivo fortalecer a inovação comercial e posicionar a marca “Exportação da China” por meio da otimização do comércio de bens, do desenvolvimento do comércio de serviços e do estímulo ao comércio digital e sustentável.
O fórum indicou que o país buscará criar novas vantagens para atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a marca “Investir na China”, com uma abertura ordenada do setor de serviços e melhores mecanismos de promoção e garantia.
Conforme acordado, a China aprofundará seu alinhamento com os altos padrões internacionais de economia e comércio e promoverá o aprimoramento das zonas-piloto de livre comércio e do Porto de Livre Comércio de Hainan.
O plano inclui uma gestão mais eficaz do investimento estrangeiro, o fortalecimento da cooperação na Iniciativa Cinturão e Rota e o desenvolvimento do comércio eletrônico na Rota da Seda.
A reunião também destacou o fortalecimento da cooperação econômica multilateral e bilateral e a prevenção de riscos, com o aprimoramento dos mecanismos legais, dos controles de exportação e das salvaguardas para a segurança das cadeias industriais e de suprimentos.
A China é a segunda maior economia do mundo e, nos últimos anos, fortaleceu sua estratégia de expansão do consumo interno, abertura em alto nível e diversificação dos laços comerciais em um contexto de ajustes na economia global.
Este ano, 2026, marca o primeiro ano do 15º Plano Quinquenal do gigante asiático para o desenvolvimento econômico e social nacional, fundamental para alcançar as metas de modernização estabelecidas para 2035.
mem/idm/hb





