O Primeiro Secretário do Comitê Central e Presidente, Miguel Díaz-Canel, confirmou nesta sexta-feira, por meio de sua conta nas redes sociais, sua presença em Granma e Holguín, o que ressalta a importância desses encontros liderados pelo secretário do partido, Roberto Morales.
O presidente declarou na rede social que “Junto com os membros do partido, estamos definindo conceitos e métodos de trabalho para 2026”.
Esses encontros começaram há dois dias nas províncias ocidentais de Pinar del Río e Artemisa. Em seguida, Díaz-Canel viajou para o outro extremo da ilha para participar dos debates em Guantánamo e Santiago de Cuba.
Esses espaços servem para refletir sobre o papel da principal organização da sociedade cubana no enfrentamento da complexa situação, observou o Granma, jornal oficial do Partido.
Eles também permitem examinar planos para promover o crescimento territorial abrangente durante 2026 e avaliar “a implementação dos acordos do 11º Plenário do Comitê Central do PCC, enfatizando o papel dos membros do Partido”, afirmou o presidente em publicação anterior.
Eles também facilitam o estabelecimento de estratégias que priorizem de forma mais eficaz as tarefas de defesa da nação caribenha, a estabilidade do Sistema Nacional de Energia Elétrica, a produção de alimentos e a qualidade dos serviços à população.
O 11º Plenário do Comitê Central do Partido ocorreu em dezembro passado, com foco nessas questões, e decidiu adiar o 9º Congresso para concentrar todos os esforços nessas prioridades e superar a situação atual.
Durante o encontro, o Primeiro Secretário e Presidente Miguel Díaz-Canel refletiu sobre a unidade, afirmando que ela é “a garantia de que Cuba permanecerá livre, independente e soberana”.
ro/jqo/ls





