Quinta-feira, Janeiro 01, 2026
NOTÍCIA

Festivais populares de Havana celebram o triunfo da Revolução

Havana, 1º de jan (Prensa Latina) A capital cubana estará em festa hoje, com apresentações simultâneas em praças, ruas e parques de todos os municípios a partir das 20h, horário local, para comemorar o 67º aniversário do Triunfo da Revolução.

O Ministério da Cultura, principal entidade organizadora, divulgará detalhes sobre a programação em seus canais oficiais de comunicação.

Em La Piragua, na Plaza de la Revolución, os músicos Mónica Mesa, Elito Revé e seu Charangón, juntamente com o Conjunto Folclórico Nacional, se apresentarão, sob a direção de Carlos Vila e Leydis Díaz.

A programação se estenderá a Havana Central, com Iván “el hijo de Teresa” e a companhia Componedores, e à Havana Velha, onde o Son del Solar e o Nirvana Flamenco animarão o Parque Cristo.

A diversidade musical também se refletirá na Calle Mayor de San Miguel del Padrón, com Charanga Forever e a empresa Banrarrás; em Regla com Azúcar Negra; e em Guanabacoa com Chispa y los Cómplices, junto com Yumurí y sus Hermanos.

No município de Cerro, o grupo Carlón y la Novena dividirá o palco com Havana Queens e Payaso por Ley, enquanto em 10 de outubro Mariana y la Maquinaria se juntará à JJ Company. Os municípios periféricos também estarão repletos de atos de alto nível.

Arroyo Naranjo receberá a orquestra Tumbao Habana; Playa contará com Moncada, Yasser e Tumbao Mayombe; Marianao apresentará Aldo y su Talismán e Jorgito y su Melodía.

La Lisa receberá Oderquis Revé; Boyeros receberá Son Yoruba; Cotorro a Pupy y los que son son, juntamente com Sabor Latino e En Habana del Este, e a icônica orquestra feminina Anacaona, se apresentarão no Ballet Revolution na Plaza África, em Alamar.

A celebração faz parte das festividades nacionais que comemoram o Triunfo da Revolução Cubana, ocorrido em 1º de janeiro de 1959, e as tradicionais comemorações de Ano Novo.

mem/vnl / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa