A produção é baseada no famoso conto de fadas russo, mas com um toque moderno, e os papéis principais são interpretados por atores e estrelas de destaque do teatro russo, em que o balé, o folclore e a multimídia se combinam em uma única produção.
O Centro Nacional “Rússia” foi criado por ordem do presidente da Federação Russa, e um de seus objetivos é preservar a cultura e transmiti-la às gerações futuras, disse a diretora-geral adjunta do Centro Nacional “Rússia”, Anastasia Zvyagina.
Nós nos esforçamos para fazer algo inédito. Nossa produção é uma nova versão do querido conto infantil “Morozko”. Mantemos as tradições, mas contamos a história em uma linguagem moderna, utilizando cenários multimídia e novas tecnologias.
Na produção, Nastenka e sua família enfrentam as provações do mundo dos contos de fadas russos e, no final, é claro, acontece um milagre de Ano Novo. No palco, o folclore se entrelaça harmoniosamente com o balé, a música contemporânea e a coreografia. Esta é uma produção para toda a família, disse Zvyagina.
O roteiro é baseado na pesquisa do folclorista Vladimir Propp: os personagens passam do caos, passando por provações, até um final feliz. A ideia da produção surgiu do bailarino principal do Balé Bolshoi, Igor Tsvirko, que se inspirou na resposta do público jovem à apresentação do ano passado.
No ano passado, interpretei o papel do Príncipe em “O Quebra-Nozes” no Centro Nacional da Rússia. Minha sobrinha, que na época tinha quatro anos, veio assistir à produção. Ela ficou encantada, e eu queria criar algo completamente novo, mas que ainda nos lembrasse da nossa infância. Lembrei-me de Morozko e propus a ideia de uma produção de Ano Novo ao Centro Nacional da Rússia, disse Tsvirko.
O projeto “Rússia de Ano Novo”, que inclui a peça “Morozko”, também inclui exposições, festivais e masterclasses. A produção fica em cartaz no Centro Nacional Rossiya até 14 de janeiro.
mem/gfa/mb





