Apelidado por seus fãs como o “Veneno Ocidental” do jogo científico vietnamita, Thanh Bao avançou para a disputa do título após derrotar brilhantemente, na véspera, o jovem prodígio chinês Hua Chenhao.
Reconhecido por seu estilo de jogo ousado e agressivo e sua disposição para assumir riscos, o representante da nação indochinesa empatou com seu adversário na partida padrão, mas na rápida (10 minutos e cinco segundos) recorreu a todo o seu arsenal e excelentes habilidades no meio do jogo e no final para alcançar a vitória.
A grande final da Copa Phuong Trang 2025 será disputada por Thanh Bao e o Grande Mestre chinês Xu Wenzhang, outra figura jovem em ascensão.
O Torneio Internacional de Mestres de Da nang começou no dia 22 com a participação de 19 dos jogadores mais destacados do Vietnã, juntamente com jogadores da China, Malásia, Cingapura, Hong Kong e China Taipéi.
Após várias rodadas tensas, segundo noticiou hoje o jornal Cultura e Esportes, os três jogadores chineses chegaram às semifinais. Surpreendentemente, o último lugar não ficou com o atual campeão mundial Lai Ly Huynh, mas com Nguyen Thanh Bao, um vietnamita de 47 anos apelidado de “Veneno Ocidental”.
Than Bao, que se afastou dos tabuleiros durante sete anos (2014 a 2021), tem em seu currículo três campeonatos nacionais conquistados nas edições de 2007, 2011 e 2023.
mem/mpm/mb





