Após uma quinta-feira marcada por temperaturas recordes, o calor continua sendo a principal característica do clima nesta sexta-feira em grande parte do país.
A persistência do ar quente e seco contribui para temperaturas bem acima da média e um alto índice de calor desde as primeiras horas do dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para onda de calor em oito estados, válido pelo menos até esta noite.
Essa condição afeta particularmente os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e partes de Santa Catarina.
Nessas áreas, espera-se que as temperaturas permaneçam vários graus acima da média para dezembro, configurando oficialmente uma onda de calor, caracterizada por temperaturas cinco graus Celsius acima da média por cinco dias ou mais.
Em São Paulo, as temperaturas máximas ficam entre 34 e 35 graus Celsius, com sol intenso e possibilidade de pancadas de chuva isoladas no final da tarde, sem alívio significativo.
O Rio de Janeiro segue a mesma tendência, com temperaturas próximas a 39 graus Celsius.
Cidades da região Centro-Oeste, como Goiânia e Brasília, também estão sofrendo com o calor intenso, enquanto no Sul, o calor se desloca para o Paraná e o norte de Santa Catarina, onde o aumento da umidade pode gerar tempestades isoladas.
No Norte e Nordeste, embora não haja impacto direto da onda de calor, as temperaturas permanecem altas e a umidade contribui para manter a sensação de abafamento, com chuvas frequentes, porém intermitentes.
Meteorologistas preveem aumento da instabilidade em diversas regiões durante o fim de semana, com possibilidade de chuvas mais intensas. No entanto, o calor continuará sendo a principal característica, especialmente durante o dia.
ro/ocs/bj





